Quem Sou

Fernando AzevedoCriei este blog com o objetivo de dar a conhecer o meu trabalho e a mim de uma forma mais informal e, se possível, bem humorada (a propósito, podem contar piadas, mas vou avisando que piadas de Português conheço praticamente todas, pois já são 7 anos de Brasil, gente!!!). O site, ainda em desenvolvimento, esse sim será, digamos, institucional.

Aqui, enquanto eu mandar na casa, postarei não só alguns dos meus trabalhos como também variados assuntos (ou temas) que me chamem a atenção. Se brincar, até receita de culinária eu coloco (para as noivas que acompanham o blog – rsrsrs).

Bem, como falam aqui no Brasil, deixemos os entretantos e vamos aos finalmentes!

Sou Português, 39 anos, vivendo em Recife/PE há 7, pai de duas filhas lindas (diz, quem conhece, que são parecidas com o pai) e torcedor do Benfica, o maior time do mundo (antes que reclamem: isso não sou eu que digo, está no Guiness Book of Records)!

Fui cinegrafista (em part-time) de 1984 a 1996 em Portugal e já naquela época, mesmo sem nunca ter estudado, tinha fascínio pela Fotografia. Em alguns períodos deixava o meu assistente filmar um pouco e confiscava uma das máquinas do Fotógrafo, para fotografar as pessoas em momentos espontâneos, sem pose. Se posassem, sem chance, eu não fazia a foto! Ou, melhor dizendo, como não queria gastar o filme (sim, ainda era o tempo do filme…) com fotos posadas, eu apenas simulava que batia a foto. Foto posada, chame o Fotógrafo (!), afinal só tinha direito a um rolo de 24 fotos e, também, estava seguro, porque naquela época não tinha esse negócio do “deixa ver, deixa ver”.

Autodidata, comecei a estudar a Fotografia a fundo por volta do final de 2008 e não mais parei. A partir daí, assumi a missão de executar uma busca permanente pelo conhecimento, tanto sobre a Fotografia tanto sobre minha relação pessoal com ela, aprendendo cada vez mais. Como fonte de inspiração, gosto muito de observar o que acontece ao meu redor e visito, com muita freqüência, fóruns sobre Fotografia e sites de alguns Fotógrafos brasileiros e do exterior.

Em meio a isso tudo, a especialização em Fotografia de Casamentos veio quase que naturalmente, pois se trata de um momento onde a espontaneidade das pessoas (noivos, familiares, convidados…) costuma aflorar de modo mais que interessante. Dessa forma, fotografar casamentos, para mim, é muito mais que um registro do evento. Com uma abordagem não tradicional, busco através das minhas imagens perpetuar, de uma forma moderna e elegante, os momentos memoráveis do dia do seu casamento, pois captar momentos e captar a essência das pessoas nesses momentos é a minha grande paixão.

Fernando Azevedo